1 – Preze pelo seu conforto
O conforto quanto à escolha da roupa de cama tem muito a ver com as estações do ano. No verão, por exemplo, lençóis mais leves deixam o espaço mais agradável.
Já para se preparar para o inverno, é interessante pensar em lençóis com mais fios e edredons e cobertores mais confortáveis. Quanto aos cobertores de pelo, vale garantir que você, ou quem vai dormir com ele, não tenha nenhum tipo de alergia. Para não correr esse tipo de risco, as opções de microfibra hipoalergênica são ótimas pedidas.
2 – Considere a maciez do tecido
Se você quer garantir que seu lençol será macio, a primeira dica é atentar à quantidade de fios. Nesse caso, maior quantidade é sinônimo de mais qualidade, sabia?
A verdade é que a quantidade se baseia na soma dos fios no sentido horizontal e vertical. Se a roupa de cama tem mais fios, o toque será suave e confortável.
Existem opções a partir de 150 fios e que chegam até 1.000. Porém, não é preciso comprar um item de 1.000 fios para garantir a qualidade — a partir de 300 ou 400 fios, você consegue ótimas opções
3 – Vá além do algodão
Ao escolher roupa de cama, tecidos de algodão são ótimas apostas, uma vez que estamos falando de um material 100% natural e muito macio. Também não causa alergia, o que é importante para quem tem pele mais sensível e até com propensão a dermatite.
O famoso algodão egípcio tem qualidade acima do padrão e, apesar de ser mais caro que os outros tipos de algodão, a durabilidade das peças é bastante superior. Porém, este não é o único material. Veja quais são as outras escolhas.
° Malha
Os lençóis de malha contam com a vantagem de serem fáceis de lavar, e não é preciso passar, já que amassam bem pouco. Uma opção de 180 fios é bem macia e garante muita satisfação. Já a versão com 400 fios tem um toque acetinado de alto padrão. É muito prático para berços.
° Seda ou cetim
É uma opção que ajuda a garantir o conforto térmico, seja para os dias mais quentes ou para os mais frios. O toque também é especialmente agradável, suave e inconfundível. Também é uma opção certeira para quem quer uma decoração diferenciada.
º Microfibra
Uma vez que são feitos a partir de material sintético, como poliéster ou nylon, têm boa durabilidade e são de manutenção simples — secam rapidamente e não precisam ser passados.
4 – Escolha o tamanho ideal
Acertar no tamanho ao escolher roupa de cama é ponto básico da garantia do seu conforto. Afinal, nada mais chato do que acordar com o lençol que saiu do colchão ou um edredom que não cobre o suficiente.
O contrário também é válido: peças muito maiores do que a sua cama ficam arrastando no chão e não agregam em nada à sua decoração. Por isso, tenha as seguintes medidas sempre à mão:
- cama de solteiro padrão: 88cm de largura com 188cm de comprimento;
- cama de viúva: 120cm de largura com 200cm de comprimento;
- cama de solteiro do tipo king: 100cm de largura com 205cm de comprimento;
- cama casal padrão: 138cm de largura com 188cm de comprimento;
- cama queen size: 158cm de largura com 198cm de comprimento;
- cama king size: 193cm de largura X 203cm de comprimento.
5 – Prefira peças neutras ou que combinem entre si
Por mais que as estampas sejam atraentes, você pode acabar com uma porção de peças que não conversam entre si. Por isso, se fizer questão da estampa, leve em conta as cores da mesma paleta — porque, assim, você faz um mix interessante.
Também é válido apostar em alguns itens mais neutros, que funcionam como um coringa na arrumação do quarto. Lençóis brancos ou creme e edredons mais escuros sempre terão vez.